terça-feira, 30 de junho de 2009

Programa de IA que imita cérebro


Até pouco tempo, (apesar das inúmeras pesquisas na área) se falar na criação de máquinas que imitam nosso cérebro, seria conversa de futurista.
Pois bem, graças à pesquisas desenvolvidas no campo da neurociência, isto está começando a mudar. Cientistas utilizaram um modelo computacional de como o nosso cérebro processa as informações visuais com capacidades extremamente complexas de reconhecer objetos.

O programa foi capaz de aprender a identificar os objetos que comumente ocorrem em uma rua, como pessoas, carros, bicicletas e até árvores na calçada. Quando comparado com os sistemas de visão artificial tradicionais, muito utilizados na indústria, o modelo biologicamente inspirado mostrou-se extremamente versátil. E os pesquisadores disseram estar surpresos com a qualidade dos resultados.

Assim, embora a inteligência artificial por si só seja um campo de pesquisas de grande importância, esta união com a neurociência deverá ter grande impacto sobre o campo da visão artificial, ou visão computacional. Trazendo novos avanços e programas cada vez mais capacitados e idenpendentes.

Cirurgião Robô... Será que esta moda pega???

Impressionante como as máquinas vem evoluindo e cada vez mais se tornando nossas parceiras em diversas funções. A nova vítima dessas máquinas são os médicos cirurgiões. Apresento a vocês o Cirurgião Robô, o invento robótico mais avançado do mundo.

Capaz de cortes e movimentos milimétricos, delicados e sensíveis que um ser humano não consegue realizar e dono de uma precisão "robótica" os cirurgiões robôs vem praticando diversos tipos diferentes de cirurgias pelo mundo.

Monitorado por um médico, o robô dispõem de tecnologia artificial avançada e é capaz de destacar virtualmente certas partes do organismo (usa cores diferentes para mostrar veias e artérias, por exemplo).


Mas a pergunta é, você confiaria uma cirurgia de grande porte a um robô??? Afinal, errar é humano isso nós já sabemos, mas será que errar também é robótico???


A criação destas máquinas inovadoras são uma amostra da evolução da IA nos vários seguimentos da indústria. É a tecnologia a favor da vida. Auxiliando e tornando real software cada vez mais sensíveis e capazes de realidades antes inimagináveis. Tornando o futuro sonhado, cada vez mais presente nas ações cotidianas.

Cognição.... o que é isso?????

Segundo o site pesquisado, não tem como falar de inteligência artificial (IA) sem falar de cognição.

A cognição é um ramo da psicologia que estuda o ato de adquirir conhecimento e os processos de aprendizagem. Ainda segundo o site Wikipédia, podemos dizer que "cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos".

E a inteligência artificial, é a área da computação que estuda o desenvolvimento de sistemas que têm por objetivo simular o processo de raciocínio humano.

Assim, interpretamos que uma está ligada a outra porque para se criar sistemas similares à inteligência humana (IA), é preciso primeiro saber como realmente fazemos para pensar (cognição).



Entenda mais, em:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cogni%C3%A7%C3%A3o

http://www.eticaefilosofia.ufjf.br/8_1_carol.html



segunda-feira, 29 de junho de 2009

Reconhecimento de Voz

O serviço de call center em grandes organizações é quase todo computadorizado, ou seja, ao invés de várias atendentes para receber as chamadas, hoje, com a IA, ao receber uma ligação, o computador inicia a conversa com palavras chaves ditas pelo consumidor.

Não se fala em substituir o homem pelo computado, não põe em risco a atividade das atendentes, mas elas são necessárias para resolverem problemas de fato, e não atividades rotineiras, como bom dia, como posso ajudar?!

Vale a pena ver o vídeo, muito interessante e no final aborda o recurso que já temos disponível no brasil, mas que ainda é pouquissímo usado, como fazer pedidos de comida pela telefone e consultar o cardápio eletronico pela tela do telefone.

Síntese do Conceito

Complementando o material postado pelo colega Carlos, relacionado com o significado de inteligência artificial, trago aqui definição de dois autores de fácil compreensão. A primeira é de E. Rich (1991) para a qual, Inteligência Artificial(IA) é o "estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas as quais, até o momento, os homens fazem melhor". Ou ainda a definição de J.L. Laurière (1990): "Todo problema para o qual nenhuma solução algorítmica é conhecida, é um problema da IA". Ou seja, atualmente podemos fazer cálculos complexos no computador que obteremos respostas muito mais rápidas que feitas manualmente, porem, para problemas relacionados ao aprendizado são funções que a IA tenta desenvolver.


A inteligência artificial, para muitas pessoas é associada simplesmente a robôs, imagem esta adquirida por filmes, na verdade, é muito mais amplo, suas ferramentas e utilidades imensas, uma vez que a IA tenta chegar cada vez mais próximo do que o homem pode fazer.


O uso da IA associado às empresas foi desenvolvido inicialmente para ajudar os administradores à racionalizar e gerenciar sua empresa, conseguindo assim, aumentar sua produtividade e destacando dos concorrentes.


De acordo com o artigo lido de Roberto dos Santos Rabello (professor da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul) O próximo desafio dos administradores será a utilização de recursos computacionais baseados em conhecimentos, e não mais em sistemas de informações gerenciais, onde o homem estuda todas as informações e, com sua própria experiência, toma decisões. O autor conclui seu artigo dizendo que no futuro o esperado é que os computadores consigam não só armazenar informações, mas a partir delas tomar decisões exatamente como um ser humano. Isso não quer dizer que seremos substituídos por computadores, mas que teremos tempo para tarefas mais importantes relacionadas à sobrevivência de nossa empresa.

Link: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=6310

heinnn???? Com quem estou "teclando" mesmo???

É provavel que alguns de nós já nos vimos num caso desde. Voçê vai a um chat de alguma empresa para fazer uma reclamação ou tirar duvidas e percebe algo de diferente no atendente.


Não se assuste vc não está imaginando coisas. Como uma aplicação da inteligencia artifial na internet já pode ser considerada real, há um novo serviço que poderá estar rodando por ai.


É o inbot.

"Os métodos de Inteligência Artificial utilizados no InBot permitem a criação de personagens com capacidades de reconhecimento e interpretação da linguagem escrita, mantendo contexto coerente ao assunto durante a conversa, com memória e lógica para escolha das respostas mais apropriadas para cada questão."


"O InBot pode ser aplicado a projetos de atendimento automático em sites, call centers, salas de chat, comércio eletrônico, entretenimento, acesso a base de dados, suporte online, jogos, projetos culturais, educacionais, treinamento, SAC, CRM, etc. A aplicação depende apenas do conteúdo ensinado ao personagem. Diversas destas funcionalidades podem estar presentes em um mesmo bot."


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Inicio........todos temos um

Bom Vamos começar...................


Este blog foi criado com o objetivo de trazer ao conhecimento de todos os que acessarem informações sobre o tema:


Inteligência Artificial aplicada em Sistema de Informação


Este tema será abordado através do conteúdo existente na rede, com noticias divulgadas na midia, em outros blogs e....................

Então vamos as questões que todos temos:

  • O que é a Inteligencia Artificial?
  • Quando surgiu este termo e onde Surgiu este termo?
  • Quais seus vantagens e beneficios?
  • Quais suas Desvantagens e riscos?
E muitas outras duvidas podem surgir.........

Mas nestes links abaixo atrasemos alguns conteúdos existentes na net para iniciarmos nossos estudos:


Claro que com estes artigo e publicações on-line vão sugir dúvidas sobre os conseitos e suas aplicações, mas ao decorrer do blog tentaremos esclarecer.............


Até a Proxima



Inteligência Artificial em Carros

Muito pode se criticar sobre benefícios ou não dos avanços tecnólogicos, há quem seja contra uma série de coisas.

Mas estava olhando material para postar no blog e achei um vídeo muito interessante que além de mostrar o que tecnologia e inteligencia artificial são capazes de fazer, faz com que até os que não são a favor da era digital reflita sobre o tema.

Este carro possui inteligencia artificial e nanotecnologia, ele anda sozinho. Não anda apenas em linha reta, faz manobras, estaciona, percebe obstaculos a sua frente, isso tudo sem que haja interferencia humana!

Imaginem essam tecnologia no nosso cotidiano...o quanto seria útil. Pensei principalmente nas festas e pessoas que voltam alcoolizadas dirigindo, nas longas viagens que pessoas acabam dormindo no volante....e muitas outras ações imprudentes das pessoas.

Abraços


Carro Robô com Inteligência Artificial e Nanotecnologia na CeBIT 2008