Complementando o material postado pelo colega Carlos, relacionado com o significado de inteligência artificial, trago aqui definição de dois autores de fácil compreensão. A primeira é de E. Rich (1991) para a qual, Inteligência Artificial(IA) é o "estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas as quais, até o momento, os homens fazem melhor". Ou ainda a definição de J.L. Laurière (1990): "Todo problema para o qual nenhuma solução algorítmica é conhecida, é um problema da IA". Ou seja, atualmente podemos fazer cálculos complexos no computador que obteremos respostas muito mais rápidas que feitas manualmente, porem, para problemas relacionados ao aprendizado são funções que a IA tenta desenvolver.
A inteligência artificial, para muitas pessoas é associada simplesmente a robôs, imagem esta adquirida por filmes, na verdade, é muito mais amplo, suas ferramentas e utilidades imensas, uma vez que a IA tenta chegar cada vez mais próximo do que o homem pode fazer.
O uso da IA associado às empresas foi desenvolvido inicialmente para ajudar os administradores à racionalizar e gerenciar sua empresa, conseguindo assim, aumentar sua produtividade e destacando dos concorrentes.
De acordo com o artigo lido de Roberto dos Santos Rabello (professor da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul) O próximo desafio dos administradores será a utilização de recursos computacionais baseados em conhecimentos, e não mais em sistemas de informações gerenciais, onde o homem estuda todas as informações e, com sua própria experiência, toma decisões. O autor conclui seu artigo dizendo que no futuro o esperado é que os computadores consigam não só armazenar informações, mas a partir delas tomar decisões exatamente como um ser humano. Isso não quer dizer que seremos substituídos por computadores, mas que teremos tempo para tarefas mais importantes relacionadas à sobrevivência de nossa empresa.
Link: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=6310

Nenhum comentário:
Postar um comentário